WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo



O WhatsApp vai liberar para o Brasil que será o primeiro país do mundo a receber essa atualização, onde será permitido que usuários enviem e recebam dinheiro direto pelo app, usando seus cartões cadastrados. A novidade também vale para o WhatsApp Business receberem pagamentos de seus produtos e serviços.

Disponível já nas próximas semanas, será preciso cadastrar um cartão com função de débito para poder fazer as transferências.

Mesmo sendo uma função liberada para o WhatsApp o nome da função é chamada de Facebook Pay, para quem não sabe o Facebook é dona também do Instagram e do próprio WhatsApp.

Ainda em nota, o WhatsApp informou que o recurso tem esse nome porquê no futuro os mesmos dados poderão ser utilizados em toda a família de aplicativos da empresa.

Função é liberada somente no Brasil
De acordo com a empresa, ter escolhido o Brasil como o primeiro país a testar essa função é porque o aplicativo é muito usado e difundido no país, tanto por pessoas quanto por empresas. De acordo com o WhatsApp a função pode apoiar e muito o desenvolvimento econômico no país.

“Sabemos que os usuários locais amam o WhatsApp e entendemos que o fornecimento desse recurso pode ajudar a acelerar a conscientização e a adoção de pagamentos digitais”, informou um dos porta-voz da empresa.


A função será bem simples de ser utilizada, primeiro os usuários precisaram cadastrar um cartão na função Facebook Pay disponibilizada no aplicativo. Confira como vai funcionar:

  • No mesmo menu de envio de mensagens haverá uma função com nome de “Pagamento”;
  • Quando o usuário do aplicativo clicar nessa função, o aplicativo solicitará um valor e redirecionará para a criação de uma conta.
  • Vai ser preciso aceitar os termos de uso dentro da plataforma e será preciso criar uma senha número de 6 dígitos
  • Após o processo de aceitar os termos e criar uma senha, o usuário vai precisar incluir os dados pessoais e um cartão emitido por bancos parceiros
  • Será necessário verificar o cartão junto a instituição bancaria, que vai enviar um código ao usuário por SMS ou e-mail ou através do próprio aplicativo do banco. Com esse código o WhatsApp vai bloquear a utilização de cartões roubados por exemplo.

O WhatsApp ainda informou que o uso de senha será obrigatório toda vez que o usuário for enviar algum dinheiro. As informações do seu cartão serão encriptadas
Postagem Anterior Próxima Postagem