O celular ficou cheio e você não sabe o que apagar? Para liberar espaço no smartphone com Android, o Google soltou hoje a versão final do aplicativo Files Go para brasileiros. Qualquer pessoa em território nacional pode baixar e aproveitar o programa, cujo propósito é deletar arquivos inúteis.

O Google calcula que a economia média proporcionada pelo Files Go fica na casa de 1 GB. Imagine, por exemplo, que você comprou um celular com armazenamento de 16 GB. Meses depois, é comum que o dispositivo comece a sofrer com a falta de espaço, às vezes engasgando com somente 600 MB disponíveis para guardar dados. O Files Go auxilia neste hercúleo trabalho.


Todo o processo de checagem de arquivos inúteis é automatizado. A tecnologia, batizada de Mobile Vision, detecta documentos não utilizados, arquivos duplicados e vídeos em baixa resolução. Até mesmo os populares memes, com imagens divertidas que são compartilhadas nos aplicativos sociais (como WhatsApp, Telegram e Messenger), entram no radar do Files Go.

A ferramenta para celulares conta com um modo de visualização de arquivos que os categoria como imagens, vídeos, áudio e documentos, entre outros formatos. O Files Go traz a função de enviar documentos para a nuvem do Google Drive.


Para rivalizar com o AirDrop do iPhone, o Files Go também possibilita transferir um determinado item para outro telefone. Não é necessário de internet, pois o sistema emprega a conectividade por Bluetooth, tão comum nos smartphones atuais. Além disso, a velocidade chega a 125 Mb/s, de acordo com o gigante da internet.

O programa requer que o celular esteja com Android 5 (Lollipop) , Android 6 (Marshmallow), Android 7 (Nougat) ou Android 8 (Oreo). O Files Go funciona de graça, não depende de internet, e ocupa somente 6 MB da memória interna do telefone.